30/05/2012

DISCURSO NA ABERTURA DA 1ª EXPOSIÇÃO PASTORAL DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA BOA ESPERANÇA – CAÇAPAVA – SP



DISCURSO NA ABERTURA DA 1ª EXPOSIÇÃO PASTORAL DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA BOA ESPERANÇA – CAÇAPAVA – SP

Caçapava, 27 de Maio de 2012.

Caros Membros desta Paróquia

         A Igreja existe para evangelizar e para ser sinal sacramental, visível e perceptível da graça de Deus. Nascemos do lado aberto de Cristo, fortalecidos pela Ressurreição, somos nutridos pela efusão do Espírito Santo que hoje celebramos. Nesta tarefa evangelizadora, devemos anunciar aos outros aquilo que experimentamos do Cristo.
         Enquanto discípulos e missionários, somos buscadores de um encontro entre a realidade humana e divina. Nesta busca estabelecemos uma relação experimental e experiencial que se dá através de duas formas: uma sacramental e outra pastoral.
         Pela forma sacramental entramos na esfera da graça de Deus, que pela sua bondade nutre nossa alma, o nosso coração, a nossa existência.
         Pela forma pastoral respondemos ao chamado do Senhor: “Vem e Segue-me”! Tomamos parte no arado e não olhamos para trás! Abraçamos a cruz e dela não largamos, pois assim, teremos a certeza de que estamos no caminho de verdade e vida.
         Trabalhar pastoralmente na vida da Igreja é poder desfrutar da emoção que invadia o coração dos primeiros discípulos, por estarem junto do Mestre. Ali o Senhor os ensinava, cobrava, educava, conscientizava das dificuldades e de que mesmo assim valeria a pena continuar abrindo o caminho de salvação a muitos.
         Trabalhar pastoralmente na vida de uma Paróquia é também fazer esta experiência discipular: sentar, pensar, organizar, edificar, abrir o coração para a ação do Espírito Santo. Deste modo entendemos que nossa “passagem terrena” encontra seu sentido quando somos “doação” para os outros!
         Esta exposição quer demonstrar o sentido de sermos para o outro, demonstrando de que modo o Espírito Santo age nesta Paróquia e consequentemente em seus membros.
Em nome de nossa Diocese de Taubaté, do nosso Bispo Diocesano, parabenizo a todos, na pessoa do Cônego José Luciano Matos Santana, pároco desta Paróquia e digo ainda: nunca deixem de contar aos outros aquilo que o Espírito Santo suscitar em vossos corações.


Padre Kleber Rodrigues da Silva
Secretário de Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário