13/04/2013

Tema 2: Fundamentos da Espiritualidade Cristã - Equipes de Nossa Senhora



Movimento das Equipes de Nossa Senhora
Livro-Tema 2013: O caminho da vida espiritual em casal

Tema 2: Fundamentos da Espiritualidade Cristã

Pe. Kleber Rodrigues da Silva

            O primeiro tema levou-nos a compreender a necessidade de se ter e cultivar uma espiritual, seja ela, pessoal, comunitário ou conjugal. Neste segundo tema, somos convidados a descobrir os fundamentos da espiritualidade cristã. Todo processo desenvolvido ao longo dos anos dentro do Movimento das Equipes de Nossa Senhora ajuda o equipista a encontrar o ponto de partida e de chegada da sua fé: Jesus Cristo. Quem não se recorda de todo esforço que o próprio movimento, apesar de ser intitulado, das Equipes de Nossa Senhora, fez para deixar claro de que se tratava de um Movimento Cristológico.
A busca por fundamentos de um espiritualidade cristã desperta em nós o sentido da relação que cada um estabelece com Jesus Cristo. É como se nos perguntássemos: Quem é Jesus Cristo e a resposta a ser dada não seria uma mera teoria, mas uma consequência daquilo que a pessoa nutre com Ele no dia a dia. Podemos fazer o comparativo a partir dos Pontos concretos de Esforço. Eles são meios pelos quais descobrimos quem é Jesus Cristo e construímos sua imagem dentro de nós. É fundamental que cada casal equipista entenda a finalidade dos Pontos Concretos de Esforço não como mera obrigação a ser realizada no espaço de uma reunião e outra, mas entende-los, como acesso diária ao diálogo que se estabelece com a pessoa de Jesus Cristo. O Cristo, pelos Pontos Concretos de Esforço não torna-se expressão de uma ideologia, de uma fantasia, um ser distante. Mas o casal tem condições de confrontar sua conjugalidade, seu cotidiano, a partir da dinâmica de conhecimento.
Uma outra finalidade importante que desperta no casal a busca pelos fundamentos da espiritualidade cristã, é observar que o encontro e a relação com Jesus Cristo, conduz a uma ação de transformação. Basta fazer memória dos relatos bíblicos, que demonstram as transformações humanas, físicas, sociais, daqueles que se encontraram com Jesus Cristo. Não dá para dizer na reunião de base que todos estão vivenciando diariamente os Pontos Concretos de Esforço, se a própria equipe não observa um amadurecimento, uma transformação, a conjugalidade continua sendo algo distante e vazio. Por isso, a vivência coerente e séria no dia a dia das ferramentas apresentadas pela espiritualidade do Movimento, exige do casal itinerante, este comprometimento. É dar uma resposta autêntica a Jesus Cristo que nos concedeu a oportunidade de “estar com Ele”. Buscar uma espiritualidade é visualizar um processo de transformação. Que transformações o casal pode enxergar na conjugalidade desde a última reunião? Onde está o eixo do progresso conjugal? O que de concreto cada um fez para que a espiritualidade pessoal nutrisse a conjugal e essa revelasse a essência cristã? É possível hoje cada um citar um dado de transformação de acordo com a busca destes fundamentos da espiritualidade cristã?
O Conhecimento de Jesus Cristo leva-nos a um autoconhecimento. Percorremos os caminhos de nossa existência e ali nos deparamos com as virtudes, os dons e nosso lado sombrio. Não dá para ter medo de Jesus Cristo. Ir ao encontro Dele, é exercitar este autoconhecimento como uma passo concreto e fundamental, para que a transformação não seja entendida com uma utopia. Lembremo-nos a espiritualidade cristã nutre a alma daqueles que querem alcançar a santidade. A santidade nasce a partir do momento em que nos conhecemos e desejamos algo a mais. Há um pensador chamado de  Evágrio Pôntico que diz: “Se queres conhecer a Deus, aprende primeiramente a conhecer a ti mesmo!”. Até que ponto, a busca do conhecimento de Jesus Cristo, como principio de um espiritualidade desta no casal o desejo do autoconhecimento? Todos já se perguntaram as razões pelas quais muitos corriam ao encontro de Jesus? É porque lá viam nele um lugar de conhecimento da verdade e de si mesmo. Viam naquele Homem de Nazaré uma humanidade que não se baseava no julgamento condenatório, mas numa divindade que procurava restabelecer a esperança e o reencontrar o caminho da transformação. Vai tu e faze o mesmo”, é a resposta dada a por Jesus àquele jovem que desejava entrar no Reino do Céu. Isto demonstra que aquele jovem precisava percorrer um caminho de autoconhecimento, de autoesvaziamento, para ter a certeza de que entraria no Céu.
A busca pelos fundamentos espirituais dá ao “buscador”, a clareza de que as consequências serão experimentadas numa ascese, isto é, no exercitar a espiritualidade como meio para se adquirir uma prática de comunhão com Deus. A partir daquilo que somos, buscamos o encontro com Deus.
Ter claro os fundamentos da espiritualidade cristã é poder construir a casa da espiritualidade conjugal, sobre a rocha firme. É ter a certeza de que praticar conscientemente os pontos concretos de esforço diariamente, enxergamos ali, um lugar onde se encontra Jesus Cristo, encontrando-o, encontra-se os fundamentos da espiritualidade cristã.

Programa02_12_04