07/09/2011

Reflexão do Dia - 08/09/11 - Natividade de N.Sra

Reflexão do Dia – 08 de Setembro de 2011.

         Hoje a Igreja celebra a festa da Natividade de Nossa Senhora, ou seja, o seu nascimento.
         Um pouco de história: “Esta festa de Nossa Senhora teve sua origem também no Oriente. É provável que ela remonte à comemoração de uma festa da consagração da igreja de santa Ana em Jerusalém, erguida no século V, no suposto lugar onde teria nascido Nossa Senhora. Dos hinos do grego ROMANOS, que atuou como diácono em Constantinopla por volta de 500, conclui-se facilmente que na sua época ela era profundamente enraizada na tradição do povo como festa do nascimento de Nossa Senhora. Sua existência é assinalada em Roma no século VII. No calendário romano é a terceira festa de comemoração de um nascimento, ao lado da festa dos nascimentos do Senhor (Jesus) e de João Batista” (Adolf Adam, o ano litúrgico, p. 200-01)
         A liturgia da Palavra nos coloca neste contexto do nascimento, da missão e da responsabilidade de Maria, ao gerar no seu ventre sagrado, o salvador da humanidade. O texto do evangelho nos coloca ainda, na sua primeira parte, a genealogia de Jesus, ou seja, sua descendência, afirmando assim, sua raiz davídica (Rei Davi). Além deste aspecto, vemos a preocupação de José, que é tipo como o Justo e torna-se o Pai adotivo do grande Justo, Jesus Cristo. É bonito de perceber a ação de Deus que acontece em cada personagem bíblico e a resposta humana diante dessa iniciativa.
         Talvez a grande mensagem que podemos colher da celebração de hoje, é continuar nosso árduo trabalho em defesa da vida, dos valores familiares e de modo particular, da disposição humana para a graça divina.
         Nossa Diocese de Taubaté, conta com uma Paróquia dedicada a Nossa Senhora da Natividade, em Natividade da Serra-SP. Rezemos hoje também, pelos membros desta comunidade eclesial.

Um comentário: