12/09/2011

Reflexão do dia 12/09/11

Reflexão do Dia

         Iniciamos a semana meditando a Palavra de Deus através dos escritos de Paulo incentivando que todos façam preces, súplicas e orações por todos e por aqueles que nos governam. Primeiramente gostaria de dizer que encontramos neste trecho (1Tm 2,1-2), o fundamento bíblico para a série de intenções que realizamos no momento das preces ou oração da comunidade.
         Ontem, no 24º Domingo do Tempo Comum, refletimos sobre a misericórdia divina que acolhe a fragilidade humana e a vivência por parte da comunidade do gesto de perdão. Oferecer, pedir perdão é algo nem sempre tão fácil para o ser humano, pois é preciso, muitas vezes humilhar-se, esvaziar-se. Deste modo, a prece que Paulo dirige hoje, motivando-nos a oração, as preces e as súplicas, complementa a meu ver a reflexão de ontem. Se quisermos iniciar um caminho de misericórdia e reconciliação, comecemos pela oração, pela súplica, pela prece.
         No texto do evangelho (Lc 7,1-10), a experiência do oficial que “ouve falar de Jesus” e a partir disso desenvolve uma crença e manda que um de seus subordinados fosse ao encontro desta boa notícia. Podemos perceber duas coisas: a primeira está no simples ato de ouvir falar e crer. Trata-se de um gesto de humildade, vindo de um oficial. O segundo aspecto, é perceber a sua limitação ou condição pecadora e manifestar que ele não é digno de receber Jesus em sua casa, mas que acredita na força de suas Palavras. Isto nos faz entender toda a importância daquilo que ouvimos e transmitimos, considerando que o primeiro acesso a fé é dado por aquilo que as pessoas escutam. Cabe-nos perguntar: o que estamos transmitindo, tem feito as pessoas crerem em Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário