13/09/2011

Reflexão do Dia 13/09/11

Paulo escrevendo a Timóteo (1Timóteo 3,1-13) desenvolve o tema dos ministérios hierárquicos dentro das primeiras comunidades cristãs. É bem claro para nós o trabalho a ser desenvolvido pelos bispos, presbíteros e diáconos; todo ministérios deve ser vivido em vista do serviço que se presta a Deus, a comunidade e aos irmãos e irmãs.
Existe um principio litúrgico que diz: “Faça aquilo que lhe cabe”. Deste modo temos condições de fazer frutificar na comunidade os diversos ministérios, evitando assim o acúmulo de tarefas, colocando em risco, a boa execução de cada um.
O texto desperta em nós, a responsabilidade ministerial, bem como, as preces por aqueles que recebem da Igreja a missão de ensinar, governar e santificar.
No evangelho, Jesus continua desenvolvendo seu enorme itinerário missionário percorrendo as diversas regiões levando uma mensagem de vida. O texto de hoje ( Lc 7,11-17) traz essa característica: celebrar a vida nova em Jesus Cristo. É interessante observar o sentimento de Jesus: “sentiu compaixão”. Ele entra na história daquelas pessoas e sofre com elas, pois sabia muito bem o que significa a perda de um filho e que por detrás disso estava a insegurança, a descendência, a sobrevivência.
Mais do que o simples aspecto de trazer a vida física, o texto nos coloca na percepção do encontro com Jesus que provoca a transformação da vida em todos os aspectos. É preciso ir ao encontro, deixar-se encontrar e traçar uma nova perspectiva de vida. O que não é nada fácil, pois diante do dinamismo da vida, somos às vezes mortos-vivos.
Que os textos de hoje nos ajudem a compreender que o trabalho evangelizador é feito em perfeita comunhão eclesial (hierarquia e povo), tendo a responsabilidade de levar as pessoas, a vida que brota de Jesus Cristo.


Um comentário:

  1. De fato Pe. Kleber quando Cristo nos diz "Faça aquilo que lhe cabe" nos tempos de hoje as pessoas muitas vezes fazem muito mas concretamente não fazem nada.
    Há a ainda o sentimento da soberba que brota infelizmente do ser de muitas pessoas.
    Seus textos são de fato ótimos como reflexivos e pra mim com um acréscimo dá pra conversar com ele (texto).
    "Cara vc é ótimo" como diz a juventude hj. Abraços

    ResponderExcluir