23/09/2011

Reflexão do Dia 23/09/11

Reflexão do Dia 23/09/11

          Precedido pela atitude da oração, Jesus conversa com seus discípulos sobre sua identidade e missão: Quem dizem os homens que eu sou?

         A resposta certamente Jesus já tinha consciência, mas provoca sua comunidade de discípulos a fazer um olhar externo (quem dizem os homens?) e interno (e vós quem dizeis que eu sou?)

         No olhar externo é perceptível a dificuldade que o povo tem de reconhecer a identidade messiânica de Jesus. Atribuem a Ele outras identidades, que não a do Enviado (Messias).

         No olhar interno, há por parte de Pedro, a proclamação de fé: O Cristo de Deus! Esta atitude representa de toda comunidade, que estando com Ele diariamente reconhece sua verdadeira identidade. Atualizando, temos claro de que, perceber a identidade de Jesus é preciso estar com ele. Acredito que aqui cabe aquele provérbio popular: “diga-me com quem andas que direi quem tu és”. Caminhar com o Cristo, é ter a certeza de que a suas atitudes passaram a fazer parte de nossa vida.

         É nesta perspectiva que entendo o fato de Jesus proibir os seus de dizer quem ele era, pois, o discipulado não se dá simplesmente porque escutamos uma historinha de Jesus. O discipulado se realiza a partir do encontro pessoal com o mestre.

         Por fim, temos o chamado anúncio da paixão: “o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Eis ai o caminho para descobrir quem é Jesus. Compreender o Mistério da sua Paixão-Morte-Ressurreição

         Peçamos que em nossa caminhada de fé ajudemos tantas pessoas a descobrirem quem é Jesus. A imagem que a sociedade constrói deste nosso mestre é totalmente deturpada. Cabe a quem revelá-lo? Quem o conhece! E quem o conhece senão você!

         Talvez seja hora de se perguntar: como vou dizer aos outros quem é Jesus? O dia de hoje, é um espaço, em que se pode pensar, olhando para sua vida, e descobrir quem é Jesus.

2 comentários:

  1. Olá Padre que linda mensagem, saudades de cursos de liturgia com o senhor

    ResponderExcluir
  2. Tu és minha vida, outro Deus não há
    Tu és minha paz, minha liberdade
    em tua palavra eu caminharei
    enquanto eu viver e até quando tu quiseres
    já não sentirei temor pois estás em nós
    Tu estás no meio de nós... e nós em TI!!!

    ResponderExcluir