16/09/2011

Reflexão do Dia 16/09/11

Caminhamos em busca da santidade. Nesta tentativa caímos, encontramos a misericórdia divina, a solidariedade dos amigos e dos irmãos e irmãs de comunidade o que acaba sendo um incentivo para continuarmos tentando acertar e aproximar-se cada vez mais de Deus.
No texto de hoje (1Timóteo 6,2c-12), Paulo motiva a comunidade nesta luta diária de perseverança no seguimento dos mandamentos que brotam da experiência do Ressuscitado. Sabemos que aquelas comunidades, numa primeira época, eram marcadas pela perseguição, por isso, o convite: “guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até à manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo”
Se estabelecemos na vida um projeto de conquista que pauta nossa caminhada e exige o nosso esforço, acaba que sendo mais fácil perceber se estamos efetivamente guardando e mantendo integro os valores evangélicos. Se não cuidamos da organização de nossa vida espiritual, com pontos concretos de esforço, a conquista torna-se um pouco mais dificultosa.
O texto do evangelho (Lc 8,1-3) retrata mais uma etapa do trabalho missionário e evangelizador de Jesus Cristo, levando a boa noticia da salvação, resgatando a dignidade humana, curando as pessoas e dando a elas a possibilidade de retomar o caminho comunitário. É interessante perceber a preocupação do autor bíblico em citar os nomes das personagens bíblicas, isto é, perante Jesus estão todos no mesmo patamar.
Outro elemento que chama a atenção é de que os “doze iam juntos”. A missão não é responsabilidade somente de Jesus, é de todos, inclusive nossa. Pensar em missão é pensar em pequenos gestos que ajudem as pessoas a perceberem que Cristo está em nós e pode estar neles. Que o texto nos ajude a pensar em quais atitudes devemos assumir hoje para revelar que Cristo efetivamente está em nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário